Clik here to view.

Igreja São Francisco de Assis
Já é tradição em nossa família viajarmos para algum destino brasileiro na Páscoa. Este ano escolhemos conhecer a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais e os famosos tapetes de serragem colorida que enfeitam a cidade durante a Procissão da Ressurreição no Domingo de Ramos.
Clik here to view.

Prontas para Embarcar
Só teríamos 3 dias então viajamos bem cedinho para aproveitarmos bem o tempo. Chegamos em Belo Horizonte e fomos direto à locadora de carros, onde havíamos reservado um para nossos passeios. Optamos por não ficarmos hospedados em Ouro Preto por conta dos preços muito altos durante o período.
Clik here to view.

Aeroporto Tancredo Neves
Fomos até o balcão da Localiza onde nos orientaram a pegar a Van da companhia que iria nos levar até a loja. Na locadora um pequeno perrengue, que conto aqui para que sirva de alerta a quem aluga carros no Brasil. Revisamos o carro assim que nos foi entregue e verificamos que o step estava completamente careca. Além disso, o carro estava sem o triângulo. Reclamamos na hora e trocaram o carro. Revisamos o novo carro e estava tudo certo. Como não conhecíamos a região, alugamos um GPS também, mas levamos o assento para a Juju de casa. #FicaaDica
Clik here to view.

Pneu Careca no Estepe
Seguimos diretamente para Ouro Preto, pela BR-356, a Rodovia dos Inconfidentes. Levamos pouco menos de 2 horas para chegar. A estrada é boa mas tem muitos radares e em alguns trechos também há lombadas, o que deixa a viagem mais lenta.
Clik here to view.

BR 356
Clik here to view.

Placa da Estrada Real
Resolvemos almoçar assim que chegamos. Optamos por um restaurante simples, na Praça Tiradentes, mas que tinha comida típica mineira, o Restaurante Forno de Barro. Como é proibido estacionar o carro na Praça, seguimos adiante, até a rua ao lado da Igreja São Francisco de Assis, onde conseguimos vaga. Mas antes, logo na chegada paramos para pegar dicas no escritório de Informações Turísticas, na chegada da cidade, onde fomos super bem atendidos por agentes mega simpáticos.
Clik here to view.

Chegando a Ouro Preto
Ali pertinho fica uma Mina de Ouro aberta à visitação, a Mina do Veloso, uma mina subterrânea antiga (1804) que tem, ao final de seus 220 metros de extensão, 2 poços de água cristalina. Não visitamos mas fiquei com vontade de voltar, em uma próxima oportunidade. Existem algumas Minas na região que são abertas à visitação, inclusive a Mina da Passagem, que clama ser a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação. Para saber mais sobre as minas, clique aqui. Seguimos em frente e logo aparece esse visual lindo, que mais parece um cartão-postal da cidade.
Clik here to view.

Ouro Preto
Depois de estacionarmos o carro, seguimos à pé até a Praça Tiradentes e ao restaurante. Depois do almoço caminhamos bastante pela cidade. Haja pernas para subir e descer tanta ladeira, mas o visual compensa o esforço! As meninas se comportaram maravilhosamente e, se ficavam cansadas, a gente parava para descansar e tirar fotos.
Clik here to view.

Restaurante Forno de Barro
Clik here to view.

Praça Tiradentes
Clik here to view.

Estátua de Tiradentes
Visitamos as igrejas (não se pode fotografar o interior), o Museu da Inconfidência, o Museu do Aleijadinho, a feirinha de artesanato, paramos para comer sorvete de frutas na soveteria Frutos de Goiás (deliciosos por sinal), na Praça Tiradentes e, à tardinha, paramos para um café com pão de queijo e empadas no restaurante Bené da Flauta (veja o review aqui).
Clik here to view.

Feirinha de Artesanato do Largo do Coimbra
Clik here to view.

Museu da Inconfidência
Clik here to view.

Detalhes de Ouro Preto – Igreja de São Francisco de Paula
A cidade estava toda enfeitada, com panos coloridos nas janelas das casas, pousadas e igrejas, por conta das comemorações da Páscoa.
Clik here to view.

Casas Enfeitadas para a Páscoa
Clik here to view.

Igreja de São Francisco de Paula ao Fundo
Clik here to view.

Igreja Nossa Senhora das Mercês ao Fundo
Aproveitamos para contar um pouco da história dos inconfidentes, de Tiradentes e do Brasil Imperial para as meninas. Elas, é claro, ficaram super impressionadas em saber que ali, naquela mesma praça, a cabeça de Tiradentes foi exposta em 1792 e onde, muitos anos depois, com a proclamação da República e em homenagem ao primeiro centenário da execução do Alferes, ergueram o monumento em sua homenagem.
Clik here to view.

Praça Tiradentes
Clik here to view.

Chafariz na Praça Tiradentes
A praça é o coração da cidade e o Museu da Inconfidência mostra um tanto da sua história além de oferecer uma vista privilegiada para o antigo Palácio dos Governadores, que hoje abriga o Museu de Ciência e Técnica. No prédio do Museu da Inconfidência, um dos chafarizes da cidade que, na época colonial, abasteciam de água a população e também serviam aos cavalos. O medalhão tem inscrições comemorativas da época do império.
Clik here to view.

Sorvetes de Frutas de Goiás
Clik here to view.

Juju mandando ver no sorvete de frutas
Passeamos um pouco mais, paramos para comprar chocolates na loja da Chocolates Ouro Preto, na esquina da Praça Tiradentes e quando anoiteceu pegamos a estrada em direção a Conselheiro Lafaiete, onde passaríamos a noite. O dia foi longo e precisávamos descansar. No dia seguinte, sábado, visitaríamos o Instituto Inhotim e, no domingo, retornaríamos a Ouro Preto para ver os tapetes coloridos e a procissão de páscoa.
Clik here to view.

Chocolates Ouro Preto
Mas antes outro pequeno perrengue! Acontece que a viajante aqui esqueceu de conferir as configurações do GPS, que estavam marcadas para a opção “Fora de Estrada” ao invés de “Caminho mais Rápido” ou “Menor Distância”. Isso acabou nos levando para umas bibocas de fim de mundo e à noite, ainda por cima! Mas felizmente deu tudo certo… Fica a dica para quem aluga carro, sempre conferir as configurações do GPS!!!
Clik here to view.

Igreja Nossa Senhora do Monte Carmelo
Clik here to view.

As Ladeiras de Ouro Preto
Clik here to view.

Restaurante Bené da Flauta
Nosso hotel era no melhor estilo BBB, nada charmoso como as pousadas de Ouro Preto, mas muito mais em conta. Era um típico hotel para business, limpo, bem cuidado, tinha estacionamento amplo, bom café da manhã e muito bem atendido. Os funcionários foram muito atenciosos conosco em todas as nossas solicitações. Bem perto de vários restaurantes e fácil de achar.
Clik here to view.

Nosso Quarto no Hotel Vertentes
Clik here to view.

Hotel Vertentes em Conselheiro Lafayete
No dia seguinte visitamos Inhotim, contamos tudo aqui.. No terceiro dia, voltamos a Ouro Preto, para ver os tapetes de serragem colorida e a Procissão da Ressurreição, no domingo de páscoa. Uma tradição emocionante que contarei em detalhes também neste post aqui. Mas deixo um gostinho…
Clik here to view.

Tapetes de Serragem Colorida em Ouro Preto
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Informações:
Vertentes Suítes Hotel – Rua Dudu Nascimento,150 , Conselheiro Lafaiete
O post Páscoa em Ouro Preto apareceu primeiro em Mezzo Mondo.